16 de jul. de 2012

ATIVAÇÃO DA ENERGIA CONSCIENCIAL





04.1 - TÉCNICA DA ATIVAÇÃO DA ENERGIA CONSCIÊNCIAL

 (AUTODEFESA ENERGÉTICA):

 

Autor: Waldo Vieira.

Técnica: Energização dos Chakras.

Nível da Técnica: Difícil.

OBJETIVO: SENTIR A ENERGIA
 sem usar a imaginação.

A pessoa fica de pé, afasta uma perna da outra, deixa os braços penderem ao lado do corpo. 

Não use artificios imaginativos, nem imagine a energia, simplesmente SINTA com a sua VONTADE a energia subir da cabeça aos pés. 

Tente fazer essa (VONTADE)que é a energia circular várias vezes.

Com o tempo vai começar a sentir a energia como se fosse um arrepio, um formigamento, quentura, alfinetadas sem dor.


CIRCULAÇÃO: Comandando a energia pela vontade, faça-a circular dos pés até a cabeça e vice-versa. Num circuito de breves segundos, circule essa energia, sinta os chakras pulsando, sinta o corpo pulsando, trabalhe a coluna vertebral.

Se houver um bloqueio (energia não passa de um local do corpo físico) trabalhe nesta área concentrando-se nela até sentir o local, energize-o até desbloquear.

 

Imagem do IIPC - www.iipc.org.br

 


Essa energia depois desperta vai além da simples proteção contra ataques sutis de vampirismo, vai proporcionar a viagem astral com maior facilidade, alinhar os chakras, encostos, mau olhados, invejas, previne contra doenças psicosomáticas, melhor desempenho nas questões paranormais. 

Pratique no mínimo 1 vez por dia durante 5 minutos, mas o ideal é fazer várias vezes ao dia (2 minutos cada).

DIFICULDADES DE SENTIR AS ENERGIAS:
Algumas pessoas no começo usam música para induzir o arrepio (energia) mas o ideal é aprender a comandar a energia pela VONTADE

Concentre-se numa parte do corpo, comece pela mãos, tente sentir ela pulsar.

Vale a pena embora no começo pareça dificil.

 

04.2 - TÉCNICA IMAGINATIVA DE DEFESA ENERGÉTICA

 


Autor: Saulo Calderon.

Nível: Fácil

Técnica: Imaginativa de autoproteção. 

OBJETIVO: Despertar as energias consciências.

Está técnica é a mesma técnica da circulação energética. 

Uma fantástica técnica de defesa energética, contra assediadores, ambientes, etc...

Quando sentir que está em algum ambiente pesado, tanto no corpo como projetado, e quando um espírito assediador se aproximar de você, faça seguinte:

Visualize uma bola branca em cima de sua cabeça, concentrando suas energias com muita vontade nesta bola, esta bola vai descendo, pela cabeça, pescoço, peito, barriga, quadris, cochas, tornozelos, e pés. 

Mande a bola retornar pela cabeça fazendo o mesmo caminho de ida. 

Vá acelerando este processo de ida e volta, até chegar ao máximo que puder, como um relâmpago. 

Não esqueça que sua vontade é fator predominante, você domina suas energias, só em pensar em circular suas energias, mesmo que não entendendo bem o processo, ela vai circular, (na verdade a bola é só uma forma de visualização, não necessariamente precisará da bola, com o tempo será automático, só em pensar, a energia irá circular).


 

Comece treinando está técnica pelo menos 10 vezes ao dia, em qualquer lugar, pois na hora em que precisar usar ela, principalmente se for projetado, precisará estar craque, pois tudo acontecerá em segundos.

Boas defesas...

 

 

04.3 - TÉCNICA DO ESTADO VIBRACIONAL (EV)
 

Técnica: Imaginativa do Estado Vibracional (E.V.) 

São vibrações intensas que percorrem o holochacra e o psicossoma acelerando-as a fim de escaparem às vibrações lentas do corpo humano, tais vibrações constituem um circuito fechado entre os corpos, tendo como finalidade a descoincidência dos corpos.
Sensações: 

- Alfinetadas e agulhadas generalizadas agradáveis; 

- choque elétrico contínuo; 

- correntes magnéticas; 

- vibrações elétricas; 

- dínamo interno; 

- eletricidade suave; 

- formigamento; 

- movimento de ondas vibratórias pulsantes; 

- sons intracranianos; 

- pressão intracraniana. 

No Estado Vibracional o movimento das vibrações podem ser comandadas pela vontade, sendo a frequência aumentada ou diminuída ritmadamente. 


Técnica do Estado Vibracional (E.V) 

Visualize mentalmente toda energia de seu corpo se concentrando dentro da sua cabeça. Imagine uma bola de energia dentro da cabeça e envolvendo a mesma. Concentre-se nessa bola de energia e através da impulsão da vontade, visualize ela descendo. 

Essa bola de energia vai descendo lentamente pelo pescoço, ombros, tórax, ao mesmo tempo braços e abdome. 

Ela continua descendo e agora ela desce pelos órgãos sexuais e nádegas, se aproximando das coxas. 

Agora ela desce pelas coxas, pernas e chegas nos pés. Ao chegar nos pés, visualiza agora a energia fazendo o percurso contrário, ou seja, dos pés a cabeça. 

Quando chegar novamente a cabeça, visualize essa energia descendo novamente até os pés pelo mesmo percurso, só que desta vez mais acelerado. 

Continue fazendo o percurso de ida e volta, mas imagine-o acelerando cada vez mais. O "vai-e-vem" vai se acelerando cada vez mais, até ele ficar tão veloz que a energia parece vibrar pelo corpo inteiro. 

O ideal é realizar a técnica de 10 a 20 vezes por dia, não importando se você está no trabalho, na escola, na rua, sentado, deitado, em pé ou andando. 

 

 

04.4 - TÉCNICAS DE ENERGIZAÇÃO DOS CHAKRAS
 

Autor: Saulo Calderon

Dos 7 chakras, 5 deles são ao longo da coluna, nas alturas do cóccix(o sexual), baço, pouco acima do umbigo, coração e garganta; e mais dois, um no centro da testa(terceiro olho) e um gigante como um disco ao topo da cabeça(coronário). 

04.4.1 - Inspire lentamente e imagine a energia do ambiente (prana) entrando pelos seus pés e subindo pelas pernas, até chegar ao chakra sexual. Expire lentamente e sinta seu chakra como uma bola de energia pulsando, contraindo-se e expandindo-se maravilhosamente. Faça 7 ciclos respiratórios(uma inspiração e uma expiração). 

04.4.2 - Inspire lentamente e imagine a energia prânica penetrando diretamente em todos os seus chakras, deixando-os brilhosos e volumosos. Expire lentamente, imaginando todos eles pulsando, se contraindo e se expandindo. Faça 7 ciclos. 

04.4.3 - Inspire e imagine a energia do prana penetrando em todo o seu corpo, preenchendo cada parte dele, sendo ele composto por toda uma rede energética(a da acupuntura, o corpo etérico). Expire lentamente e retenha energia e a imagine pulsando seu corpo energético. Faça 7 ciclos. 

04.4.4 - Agora muda um pouco. Inspire lentamente e imagine a energia entrando apenas pelas vias respiratórias e preenchendo os pulmões. Prenda a respiração e imagine esse prana descendo até o chakra sexual, se misturando à energia pulsante dali, ativando este chakra. Agora expire lentamente e imagine essa energia transmutada subindo pela coluna, até tocar o chakra coronário e enfim descendo até o chakra do coração(dá lucidez e viagens astrais), se armazenando ali maravilhosamente. Faça 7 ciclos. 

04.4.5 - Finalmente, inspire lentamente sem imaginar nada. Expire lentamente pronunciando o mantra OOOO (som de ô), fazendo vibrar o chakra do coração que já está cheio de energia. Faça 7 ciclos. 

Essas 5 energizações por uns 10 minutos. É um tempo muito pequeno se comparado aos benefícios que você obterá.
 

 

04.5 - TÉCNICA DO ESTADO VIBRACIONAL

Autor: Vanderlei Oliveira
 

Esta e uma das técnicas mais recomendadas, tanto para iniciantes quanto para pessoas experientes em mexer com energia.

Esta técnica promove a abertura dos chakras, limpeza da aura, defesas energéticas em geral, e pode parar energicamente um processo de obsessão espiritual.

Esta técnica deve ser praticada cerca de 20 vezes por dia, todos os dias, em todos os lugares possíveis. 

Umas das características desta técnica e que ela pode ser praticada em qualquer local, no escritório, em casa, no ônibus, no metrô, sentado, em pé, deitado, etc. 

Utilizando-se inicialmente da capacidade de visualização, faça com que a energia comece a concentrar-se no alto da cabeça, ou visualize uma massa de energia (de cor branca ou dourada brilhante) se formando no alto da cabeça, em seguida faça com que essa massa de energia comece a descer, percorrendo todo o seu corpo, chegando ate os pés. Faça então com que a energia suba novamente até o topo da cabeça.

Continue este processo, acelerando cada vez mais os movimentos de subida e descida da energia, mas com naturalidade. Depois de um tempo e com a devida aceleração o praticante pode começar a sentir as vibrações percorrendo todo o seu corpo. 

Mantenha-se então nesse estado durante o máximo de tempo possível. 


No início é muito comum que o praticante não sinta nada, pois as sensações tornam-se mais freqüente depois de certo tempo de prática. Mas não desanime, pois nem o menor esforço é vão, cada vez que for feita essa limpeza trará benefícios ao praticante, mesmo que esses benefícios sejam inicialmente imperceptíveis. 
 

04.6 - TÉCNICA DO RAIO DE LUZ

Postada por Walter N.

TÉCNICA IMAGINATIVA

POSIÇÃO: DEITADO NA CAMA OU SENTADO.

Técnica usada para concentrar energia e para sair do corpo.

Visualize um Raio de luz entrando pelo chacra frontal, este é o chacra que fica entre os olhos no meio da testa.

Use a cor violeta que é a mesma cor do chacra.

Imagine este raio de luz continuo enchendo sua cabeça, visualize sua cabeça como uma bola cheia desta energia assim que ela estiver cheia vá espalhando esta energia para o resto do corpo garganta, tórax, braços, tronco e pernas, faça isso em um processo lendo, pois em quanto você vai enchendo o corpo de energia você vai também relaxando.
Assim que o corpo estiver completamente tomado por esta energia violeta imagine ela circulando dentro de seu corpo, circulando cada vez mais rápido a ponto de vibrar.
Assim que atingir o pico Maximo de rotação imagine esta energia explodindo para fora de seu corpo saindo pelo tórax e junto a ela imagine você decolando para fora de seu corpo.

Abraços 
 

 

04.7 - MOBILIZAÇÕES BÁSICAS DE ENERGIAS (MBE)

MBE - Mobilizações Básicas de Energias:
Vou postar aqui alguns exercícios básicos de Mobilizações de Energias.

Espero que sejam úteis, pois para mim são imprescindiveis.

Abraços

Aton (Guilherme Fauque) - Sites: http://www.aventurasalemdocorpo.globolog.com.br/
 


04.7.1 - EXTERIORIZAÇÃO DE ENERGIAS:

O objetivo desta prática é liberar do corpo a energia densa que fica acumulada durante a troca energética diária que fazemos com as outras pessoas que entramos em contato. Muitas vezes, quando saímos do corpo, sentimos um peso muito grande, uma dificuldade de lucidez e locomoção, justamente por estarmos carregados energéticamente.

Bem, é simples. Basta vc procurar exteriorizar, exalar, a energia, assim como num passe. Não precisa extender as mãos, mas procure exalar a energia densa através do corpo inteiro. Pode usar a imaginação para isto, pode imaginar que cada vez que expira, sai uma energia escura de seu corpo e se dissipa no ar. Convém tb peder para os amparadores que usem esta energia para o auxilio dos necessitados no momento em que acharem mais oportuno.

04.7.2 - RECEPÇÃO DAS ENERGIAS:

O objetivo é receber uma carga energética mais purificada. É bom fazer após exteriorizar a energia densa do corpo, para dar lugar a uma energia mais sutil.

É muito simples, basta sentir uma energia entrando no seu corpo, uma energia vinda do alto, do cósmico. Pode imaginá-la entrando pela inspiração ou entrando pelo chakra do topo da cabeça. Pode usar a visualização para ver esta energia, como se fosse uma energia muito branca, bonita, sintilante.

O mais importante, nas 3 práticas, é o SENTIR.

 

04.7.3 - CIRCULAÇÃO ENERGÉTICA ou ESTADO VIBRACIONAL (EV):

É muito simples e tem como objetivos o alinhamento dos chakras e a elevação do nível energético. Serve tb como proteção, pois no momento em que algo de negativo aconteça, vc pode circular a energia, elevando, assim, o padrão energético de maneira que vc sai do lugar denso ou ocorre um tipo de "choque" no agressor.

Vc pode usar sua imaginação para a prática ou não imaginar nada, apenas sentir. Depende de vc. No entanto, se vc usar a imaginação, continue dando uma atenção especial ao SENTIR. O mais importante nesta prática é procurar SENTIR a energia circulando.


Vamos lá:

Você tem que procurar sentir uma energia no topo de sua cabeça (pode imaginar uma bolinha de luz ali). Então, deve procurar sentir esta energia descendo POR DENTRO do corpo, passando pela cabeça, pelo pescoço, tronco, baixo ventre, pernas até chegar aos pés. Faça isto lentamente, SENTINDO tudo. Quando esta energia chega aos pés, ela bate e volta, fazendo o sentindo inverso, subindo... até chegar a cabeça. Ao chegar na cabeça novamente, a energia bate e volta, descendo, só que desta vez um pouco mais rápido. Vc tem que fazer este "circuito fechado" cada vez mais rápido, aumentando a velocidade até sentir a energia circulando como um raio, vibrando em seu corpo. Procure imaginar e sentir que, enquanto a energia passa, vai criando uma vibração pelo corpo, até no final sentir tão rápido, que parece que o corpo inteiro está vibrando. Esta prática pode levar ao estado vibracional que antecede uma projeção e as vezes pode te "jogar" para fora do corpo. Mas o objetivo principal é a purificação e elevação das energias.

Bem, este são os exercícios básicos da MOBILIZAÇÃO DE ENERGIAS, o trabalho Bioenergético, um trabalho com vc mesmo, com sua energia, com as suas capacidades.

Retirado da comunidade:


Aventuras além do Corpo (Aton e Alexei)

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=8067341&tid=2444057556473850140
 

 

04.8 - TÉCNICA PARA ATINGIR O ESTADO VIBRACIONAL
 

04.8.1 - TÉCNICA PARA ATINGIR O EV:

Olá Pessoal! 

Quero passar para vocês uma técnica que um amparador passou para ajudar e facilitar o estado vibracional. 

É bem simples, antes de começar o estado vibracional como estamos acostumados ( a técnica comum ), tente fazer um estado vibracional NA COLUNA VERTEBRAL, desde a base da coluna até o CEREBELO (até a parte logo acima do pescoço) levando a energia até a pineal. 

Segundo ele isso vai fazer um estímulo no sistema nervoso o que vai fazer com que fique muito mais facil movimentar a energia pelo corpo, além de proporcionar uma harmonização do sistema nervoso, melhorando a memória e a lucidez, física e extrafísica. 

Então é isso basicamente, tentar fazer o EV apenas na coluna e depois de um tempo, quando ela começar a ficar toda iluminada, passar para o corpo todo. 
Estou treinando assim, e parece que facilita mesmo. 

Para quem quiser tentar, bom treinamento!

Autor: Vanderlei Oliveira - voliveirabr@yahoo.com.br

 

 

04.9 - PROTEÇÃO DO DIA-A-DIA:


Postado por Diogo Ordine:

Uma Técnica de Proteção para o seu dia-a-dia:

Gostei das técnicas aqui, vou falar uma que muitos conhecem, que é o simples ato de cruzar as pernas e braços - notem que uma das técnicas descritas aqui fala, que devem deixar o corpo com as pernas e braços estendias e separadas, pois a circulação da energia vitaliza com mais abundância - no ato de cruzar as pernas e braços, a energia não circula e fica retida, ou seja, quando sentir um cansaço ou sensações estranhas, como em onibus ou quaquer outro lugar, CRUZE AS PERNAS OU OS BRAÇOS (PODE CRUZAR OS DOIS SE ESTIVER SENTADO) que evitará o "VAMPIRISMO ENERGÉTICO".

Valeu galera!!!
Diogo Ordine

 

 

04.10 - TÉCNICAS DE ENERGIAS EXTERNAS

 

04.10.1 – TÉCNICA DE RECEPÇÃO E EXTERIORIZAÇÃO DE ENERGIAS:

Autores: Waldo Vieira, Vinardi e Beraldo.

É muito difícil para quem não sente as energias fazer essas duas técnicas. Ela não é imaginativa é uma TÉCNICA SENSITIVA praticada pela vontade .
As sensações são de formigamento, arrepio, choque fraco, eletricidade interna, alteração da temperatura.

A respiração serve para exteriorizar quando expirar e Server para absorver quando inspirar.

Quando for uma recepção da natureza, deve ser limitada, para não tornar o ato um vampirismo desmedido, sabe-se que o abuso da absorção de energias de algumas árvores, retira as energias vitais da árvore podendo levar a morte do vegetal.
 

Sabe-se que as energias de um corpo projetado é captada principalmente pela chakra esplênico, por isso o ato de abraçar uma árvore está justamente em encostar o ventre no tronco da árvore e pedir a ela um pouco de energia. Depois encoste a testa e agradeça. Sabe-se que o plano astral é um reservatório naturaildo prana, mar, rios, matas, cachoeiras, jardins, jazidas minerais são locais de concentração energética. No mar quando a onda quebra na praia deixando aquele rastro de areia molhada, para quem tem clarividência pode que quando o onda recolhe ficando a areia molhada, fica uma esteira luminosa de energia.

O cordão astral, é o responsável para transportar as energias prânicas até as células físicas, quando o corpo está adormecido. Baseado nestas informações pode-se criar uma técnica tanto de absorção como de exteriorização, porém fica um aviso a todos, as técnicas de Manipulações energéticas só serão eficientes se o praticante SENTIR AS ENERGIAS na realização das técnicas.


04.10.1.1 – ABSORÇÃO DE ENERGIAS:

Essa técnica pode ser feita. Deitado, em pé ou (projetado consciente).
Consiste em relaxar, respirar pausadamente e sentir as energias.

O que é sentir as energias? – É sentir ela na pele do corpo físico, ela pulsa, sente-se uma leve vibração pulsante, pela vontade pode-se vibrar mais forte até desencadear um corrente que irá percorrer o corpo, isso é a manipulação da energia interna.

Na recepção da energia concentre-se no chakra esplênico, aproximadamente a dois dedos abaixo do umbigo, mais para a esquerda do corpo é o regulador da entrada das energias prânicas. Concentre-se nele, sinta ele, faça-o rodar e as energias estarão penetrando, acelere a vibração e ao inspirar faça-a subir pelo corpo até o chakra frontal, ao inspirar faça-a descer até os pés, ao inspirar faça entrar pelo chakra esplênico inspirando e fluindo até a cabeça e assim sucessivamente.

PARA OS QUE NÃO SENTEM AS ENERGIAS:
Para aqueles que não sentem ainda as energias, resta usar a imaginação, mesmo não sendo com a mesma eficiência, o comando é dado, a vontade é despertada, a ordem é emitida, algumas coisas mudam com nossas atitudes internas.

Imagine as energias entrando pelo seu chakra esplênico usando a respiração como base. Faça o processo de ir com a mente até o topo do cabeça e ao expirar distribua a energia e volte a fazer o processo novamente.


04.10.1.2 – EXTERIORIZAÇÃO DE ENERGIAS:

Mesmo procedimento, deitado, em pé ou projetado consciente.
Usa-se os braços, mãos, chakra frontal, olhar. Usualmente as mãos, ponta dos dedos, palma das mãos. Imagine um hospital ou uma pessoa doente E ATÉ PASSES NO ESCURO PARA PESSOAS DESCONHECIDAS, e faça as energias saírem pelas mãos, braços , vai sentir elas saindo do seu corpo. Porém é preciso tomar cuidado ao exteriorizar energias, assemelha-se a doar sangue, existe um limite, nunca ultrapasse a dez ou onze exteriorizações energéticas.

Também serve para auto-higiene extrafísica. Sempre deve-se levar em conta que quem doa energias, tem elas reposta e renovadas num curto espaço de tempo. Podendo também repô-las pela técnica de absorção.

 

04.10.1.3 – TRABALHANDO OS BLOQUEIOS INDIVIDUALMENTE: 

Os bloqueios são nódulos energéticos, como uma sujeira que interrompe uma água de escoar direito pelo ralo. Para retirar esses nódulos, deve-se trabalhar os chakras com as mãos, ponta dos dedos, palma das mãos, movimentos de retirada e introdução de energias para faze-la penetrar e circular, forçar com a palma das mãos, movimentos de ondas para trabalhar os chakras bloqueados. 
Quem sente as energias, pode perfeitamente com as duas mãos fazer uma bola inclusive sentir sua vibração quando estiver bem quente as mãos e as mãos com uma boa vibração jogue-a lentamente no chakra bloqueado. 

Para quem não sente as energias, usa a imaginação, mesmo não tendo os mesmos efeitos, a ação gera uma reação.

Existem outras técnicas para limpar os chakras tais como: mantras, gemoterapia, massagens, cromoterapia, banhos de ervas e florais, ingestão de chãs (xamânico) e etc . 

Sabe-se que os chakras são semelhantes a um redemoinho que giram num determinado sentido, essa vibração possui uma onda, um comprimento, que por vibrar numa determinada freqüência produz uma determinada cor, cada cor equivale a um som e possui dessa maneira uma nota musical, partindo desse princípio, temos um excelente auxiliar, que é cromoterapia, mantras.



 

 

Absorção de energias Exteriozação
  

04.11 - Técnica para Defesa Energética 
 

Autor: Saulo Calderon
 

Está técnica é a mesma técnica da circulação energética. Uma fantástica técnica de defesa energética, contra assediadores, ambientes, etc...

Quando sentir que está em algum ambiente pesado, tanto no corpo como projetado, e quando um espírito assediador se aproximar de você, faça seguinte:

Visualize uma bola branca em cima de sua cabeça, concentrando suas energias com muita vontade nesta bola, esta bola vai descendo, pela cabeça, pescoço, peito, barriga, quadris, cochas, tornozelos, e pés. E mande a bola retornar pela cabeça fazendo o mesmo caminho de ida. Vá acelerando este processo de ida e volta, até chegar ao máximo que puder, como um relâmpago. Não esqueça que sua vontade é fator predominante, você domina suas energias, só em pensar em circular suas energias, mesmo que não entendendo bem o processo, ela vai circular, ( na verdade a bola é só uma forma de visualização, não necessariamente precisará da bola, com o tempo será automático, só em pensar, a energia irá circular.)

Comece treinando está técnica pelo menos 10 vezes ao dia, em qualquer lugar, pois na hora em que precisar usar ela, principalmente se for projetado, precisará estar craque, pois tudo acontecerá em segundos.

Boas defesas...


 

04.12 - Técnica da Circulação Fechada de Energias - (E.V.) 
 

Autor: Waldo Vieira
 

Definição: Circulação fechada de energias: controle consciente dos movimentos energéticos dentro de você mesmo, da sua cabeça até os seus pés e mãos, e o retorno à sua cabeça.

Sinonímia: circulação energética interna; dinamização do estado vibracional; energias em circuito fechado; energização fechada.

Vontade: A dimensão, a intensidade, a velocidade, e a duração da circulação fechada das energias conscienciais variam conforme a sua vontade atuante.

Utilidades: Dentre as utilidades do controle da circulação fechada de energias, dentro do seu próprio organismo humano e seus demais veículos coincidentes, por sua consciência encarnada, destacam-se: instalar o estado vibracional, condição que predispõe a decolagem até consciente da sua consciência projetada através do psicossoma; motivar você intensamente, dando-lhe confiança de usar as próprias energias e permitir-lhe distinguir as energias externas que você recebe; acelerar a sua própria digestão em ocasiões oportunas; sanar distúrbios orgânicos, mini-doenças, e pequenas indisposições; obter mil e um recursos conscienciais positivos, outros, facilmente, concebíveis por você ou qualquer pessoa; bloquear completamente as entradas de energias indesejáveis ao seu mundo interior; etc.

Prática: Pode-se fazer a energia circular, sem ser exteriorizada, da cabeça até os pés e dos pés até a cabeça, várias vezes, revertendo logo depois a manobra para a condição do estado vibracional intensíssimo, por todos os veículos de manifestação da consciência. Tal prática esteriliza vibratoriamente o ambiente, traz profundo bem-estar, disposição positiva, e autoconfiança à consciência encarnada.


Extraído do livro "Projeciologia" de Waldo Vieira. Edição de 1990. Páginas 384-385.